Pelos recantos de Curitiba não é difícil você topar com escritores, mas pelo menos há algum tempo isso só acontecia entre seus pares. Depois, as editoras independentes foram ganhando espaço e surgiu ela, a Internet. Ah, bendita e santa Internet. Peco por ser um pouco reducionista, mas não posso negar que os escritores passaram a se articular muito bem pelas redes. Hoje, se você abrir seu Facebook, não demorará muito até que alguém poste um poema aqui, forme um grupo lá, tente te vender um livro e assim por diante. Com a peste pandêmica, a internet se tornou um recanto ainda maior, onde esses escritores, antes discretos, agora se manifestam.
Nesse meio, surge a Revista Trajanos, um desdobramento do grupo de escrita criativa Entreprosas, que vem com o compromisso de agregar a esse recanto novas vozes e articulá-las em mais um espaço dialogado. Assim como a rua Trajano Reis aqui em Curitiba, no bairro São Francisco, da qual nos apropriamos do nome (Salve, Trajano!), esta revista é um espaço aberto de encontros, momentos únicos de papos, cervejas e brisas literárias – ah, mas também temos um tempinho para escutar poemas e viajar em narrativas visuais. Falemos de literatura, essa querida e visceral forma de se colocar frente às percepções da existência humana.
A edição de estreia da Revista Trajanos é também comemorativa dos quatro anos do grupo Entreprosas e chega direto de Antonina, nas duas rodas de uma bicicleta para, aterrissada em cwb, bater um papo com a escritora Luci Collin. Na sequência, duas resenhas, uma sobre a obra A Sibila, de Augustina Bessa-Luís, outra sobre o novíssimo Impropérios, da poeta Luciana Martins. Nosso Café com Poesia é sobre o escritor curitibano Francisco Malmann. Depois, dos recônditos da gaveta mágica, os contos inéditos de Luiz Fernando Rosa, Bruno Everton e Jordan Souza e dois poemas inéditos de Marli Voigt.
Nesta edição, contamos com o apoio dos redatores Clara Bordinião, Bruno Everton e Bárbara Martins e revisão de Fabíola Junghans. Nossos textos são publicados de primeira mão no site da Revista Trajanos todo início de mês e compartilhados periodicamente na página do Facebook (https://www.facebook.com/RevistaTrajanos).
Comments