Por João Simino
Enfim o livro está pronto, depois de todas as idas e voltas, de todas as pausas e engavetadas. Deu trabalho, e como deu, mas agora você tem na sua frente o seu trabalho. Então a poeira baixa, alguns dias se passam, e você já começa a se colocar em dúvida: está realmente pronto? Ou pior, está realmente bom?
Você engaveta novamente, revisa um tempo depois, encontra erros de digitação, erros de ortografia, erros de coesão... o que parece mesmo? Que enquanto você dormia alguém pulou pra dentro da gaveta e embaralhou seu livro. E na verdade você já sabe: o livro maturou. Isso significa retrabalho, polimento, ajuste.
O problema não é nem a pressa, nem a preguiça, porque muitas vezes nem uma nem outra existe. O maior problema é a primeira viagem, o desconhecido. Lidar com problemas novos é, no mínimo, desesperador – some isso ao fato de se estar sozinho, só você e seu computador.
Fato é que não deve haver pressa, sabe como? Se publicar um dia foi um problema, hoje temos um acesso muito grande a variadas formas de publicação. O problema mais presente hoje parece ser o medo de “queimar a largada” e entendo esse medo – afinal, ninguém quer colocar ao léu uma obra “torta”. Mas há um problema maior por trás disso, que é a perseguição obsessiva da excelência.
Tudo deve vir de primeira-mão, perfeito, inspirador e com uma assinatura marcante. As causas desse problema são as mais variadas: ansiedade, insegurança, vaidade e até uma certa arrogância. Mais do que isso, vejo que a solidão é o candidato mais forte, porque quando se tem como regra a exceção (ou seja, os clássicos e os contemporâneos mais conhecidos e reconhecidos), não se enxerga tampouco se busca aqueles que estão em uma outra batalha, muito mais próxima à sua; aqueles de primeiras viagens.
Parece que escrever ainda é muito pouco, é preciso correr atrás para publicar, divulgar e manter o trabalho de pé. Antes disso, é preciso muito diálogo e esse diálogo é tão importante quanto o próprio ato de escrever. Falo de trocar ideias, conhecer, fazer parte.
A perseguida perfeição é o que mora no fundo da gaveta, porque é o que nunca foi escrito. Então se seu trabalho tem de fato (na falta de uma palavra melhor) um propósito, uma questão de ser que seja sua (seja qual for), manda bala.
Uma breve conversa sobre isso é feita no podcast Capitular, no episódio “Escrevi um livro, e agora?”. No restante da lista que eu trouxe hoje, estão os podcasts cujas discussões entendo como importantes para conhecer uma pequena parte do mundo editorial e te ajudar a pensar o que você quer com seu livro e saber o que esperar desse mercado.
Em Narrativas (podcast da editora Carambaia), recomendo os episódios 6 e 7, que trazem uma discussão sobre o mercado editorial atual primeiro em uma conversa com os editores, que atuam na ponta de cá, e outra com as livreiras, da ponta de lá. Nisso, é impossível deixar de lado a entrevista com Eduardo Lacerda, editor da Patuá, cedida ao podcast Roteirices, de Carlos Alberto Jr. E se você for entusiasta da autopublicação, recomendo o episódio homônimo, do podcast PublishNews (15 out. 2020).
Para todos os casos, a Rádio Companhia, da Companhia das Letras, tem uma série sobre a editoração do livro, da produção até a publicação. São os episódios 11, 15, 17, 58 e 59: produzindo o livro, editando o livro, editando e-books, audiobooks e capas.
E com isso encerro a série Input: playlists para desempoeirar a caneta.
Segue uma lista para sua playlist do Spotify, com os episódios citados neste e nos últimos textos.
Playlist
Rádio Escafandro
Episódio 01: Como ser escritor no Brasil?
Paiol Literário
Carlos Heitor Cony
Nélida Piñon
Escritores-Leitores
Conceição Evaristo
Quem somos nós?
Série Escritores:
Episódio 44 (com Noemi Jaffe)
Episódio 45 (com Lourenço Mutarelli)
Episódio 46 (com Marçal Aquino)
Rádio Companhia
Episódio 131: Poetas hoje, com Heloisa Buarque de Hollanda
Ilustríssima Conversa
Não se ensina a escrever, mas se aprende (jun. 2019)
Criando Caso
Episódio 06: Será que meu texto tá bom?
Capitular
Escrevi um livro, e agora?
Narrativas
Episódio 06: Mercado – conversa com editores
Episódio 07: Mercado – conversa com livreiras
Roteirices
Episódio 54: Editora Patuá, com Eduardo Lacerda
PublishNews
Autopublicação (15 out. 2020)
Rádio Companhia
Episódio 11: Produzindo o livro – Com Elisa Braga
Episódio 15: Editando o livro, com Julia Bussius e Marcelo Ferroni
Episódio 17: Editando e-books, com Marina Pastore
Episódio 58: Audiobooks
Episódio 59: Capas
Comentários