top of page
  • Foto do escritorRevista Trajanos

TRÊS POEMAS DE VIRGÍNIA KLEEMANN



CORAÇÃO INEFICIENTE


A cidade frenética

não mais me encanta

bairros que primaram elegantes

hoje, absorvem penúrias do abandono

árvores que ainda vivem, estão

oneradas de parasitas invasores


esquinas, agora maculadas

por inúmeras imundices

inclusive da vida

negam o prazer das ribaltas, e

sombras ébrias povoam calçadas


o sol mal dá conta em alegrar

ele agora, adora queimar

e a chuva, nunca é suficiente

pra tudo humanizar


já amei esta cidade

amei, mas busco outra

que não torne meu coração

um músculo ineficiente.



----




DEPOIS DA PARTIDA


Na moldura a estampa quieta

solitária na parede do quarto

na cama a colcha desbotada

marca o tempo, sobre ela

descansa o robe, vazio pela ausência


sobre o tapete, chinelos puídos

calçados pela sobrada solidão

na estampa solitária

a lágrima está presa

a única evidência no quarto.




----





OUTRA DANÇA


São fugidias as obscuridades

que chegam teimosas


me infiltro no olho furacão

danço balé protegida por brumas

segredos, perfilam bordas de redemoinhos

sangue negro, seco, perpetua visões

a dança, os sons, agora são outros


deslizo junto à margem escura

me enrosco nas partículas soltas

vergonha solta me invade, me poda

não me sinto culpada, esta vergonha

que me queima, amanhã será só teima


neblina amolante me incomoda

a minha forma não descarto, volto

das sombras fugidas pra desterrar visões

exonero-as; desfiltro do olho furacão

agora sou pássaro, espio o dia clarear.


----


SOBRE A AUTORA


Virgínia Kleemann


Nasceu em Iraí (RS) em 1953.

Em Porto Alegre, entre telas, tintas e pincéis descobre a Artista Plástica (1973). Com 13 anos recebe Honra ao Mérito no concurso literário estudantil do “El Ateneo” RJ.

A partir de 2000 se envolve com o teatro a música e o cinema, que lhe rende bagagem e liberdade para se aventurar na literatura. Faz oficinas literárias e poéticas no IEL.

Desde 2005 reside em Curitiba (PR). Deixando a energia criativa fluir se entrega ao fascinante jogo das palavras e o prazer pelo exercício de escrever. Menção honrosa no Concurso Nacional de Poesia Colatina (MG) e participa da antologia (2009). Tem poesias publicadas em sites; conto, poesia e prosa poéticas publicados no jornal o RelevO e na revista da FCC. Publica conto na revista Brevíssimos (2016).

Em 2017 lança seu primeiro livro de contos Amores Hostis, pela editora Bestiário (Porto Alegre -RS). Em 2018 faz lançamento na Arte & Letra em Curitiba e faz seção de autógrafos na feira literária do SESC/UFPR e na Feira do Livro em Porto Alegre.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


Post: Blog2_Post
bottom of page